Geralmente, pais e avós se dedicam ao carinho sem limites e aos cuidados com as vacinas, alimentação, brinquedos e mais brinquedo. Mas, ter uma criança em casa requer muito mais atenção do que se imagina, ainda mais durante a pandemia, com todas elas correndo para cá e para lá.
Algumas dicas simples podem garantir que o ambiente fique mais seguro, confira:
1. Guarde medicamentos, produtos de limpeza e higiene longe do alcance das crianças;
2. Preste atenção ao utilizar venenos, como raticidas, pois a criança só precisa de alguns segundos de acesso a estes produtos para intoxicar-se.
3. As queimaduras podem ser prevenidas com medidas simples. Não deixe fósforos, isqueiros, álcool ou outras fontes de energia ao alcance das crianças.
4. O fogão merece atenção especial. No mercado existem alguns modelos que tem uma trava de segurança nos botões, os quais somente uma pessoa adulta consegue manusear.
5. Cozinhe, de preferência, nas bocas de trás do fogão e mantenha os cabos das panelas virados para dentro.
6. Evite toalhas compridas na mesa. A criança pode puxar e derrubar alimentos quentes.
7. Atenção, se você possui uma arma em casa – lembrando que para isso precisa de autorização – as crianças não conseguem distinguir as armas reais das de brinquedo e com três anos de idade são capazes de apertar o gatilho de um revólver, por isso guarde a arma legalizada descarregada e travada, à chave ou em um cofre, com chave e segredo escondidos em lugares separados. O ideal é que o dono da arma legalizada faça um curso sobre como guardar armas com segurança.
8. Coloque protetores nas quinas dos móveis e das paredes. Tampe as tomadas. Adicione redes de segurança às janelas.
9. Caso tenha bebês em casa, trave portas e gavetas, principalmente aquelas que deêm acesso à itens de vidro ou à rua, e gavetas que possuam itens cortantes.
10. Os móveis sempre devem estar fixados às paredes, assim caso a criança bate de frente com eles, se apoie ou pendure as chances do móvel cair por cima dela será relativamente menor.
Gostaram dessas dicas?
Comenta aqui quais cuidados você tem tomado em sua casa para torná-la um ambiente mais seguro para as crianças.
Não se esqueça de curtir e compartilhar!





