Brincar permite que as crianças desenvolvam e pratiquem novas habilidades. O desenvolvimento de uma criança pode ser impulsionado com a ajuda dos brinquedos que tem à disposição.

Escolher o brinquedo ideal para estimular na medida certa e que acompanhe o ritmo de cada criança parece uma tarefa fácil. Mas, ao entrar em uma loja de brinquedos o sentimento comum é de dúvida diante de tantas opções.

Você já deve ter se pego fazendo perguntas como:

          - Qual vai ser mais divertido?

          - Qual vai ensinar algo bom?

          - Qual vai estimular sem forçar?

          - Como saber a durabilidade desse brinquedo?

          - Qual a qualidade?

          - Qual irá despertar maior interesse da criança por maior tempo?

 

Preparamos algumas dicas para ajudar na escolha de brinquedos que acompanharão o crescimento das crianças, estimulando e desafiando suas habilidades físicas, de pensamento, linguagem e psicoemocionais e muitas outras. Confira:

 

1 – Brinquedos que podem ser utilizados de diversas formas

               As crianças adoram desmontar, montar, puxar, colocar, adicionar e construir. Escolha brinquedos que tenham esta versatilidade, permita façam diferentes brincadeiras com eles.

               Por exemplo, blocos de madeira, legos, brinquedos de encaixe e montagem, animais de zoológicos, brinquedos espaciais, brinquedos que permitam a imaginação das crianças.

 

2 – Brinquedos que incentivem a resolução de problemas

               Brincar dá às crianças a oportunidade de descobrir algo novo por conta própria, desenvolvem sua habilidade e raciocínio lógico e os ajudam a se tornar persistentes na resolução de problemas. Também desenvolvem habilidades espaciais, habilidades motoras, coordenação de olhos e músculos.

               Por exemplo, quebra-cabeças, classificadores de formas, blocos, materiais de arte como argila, massinha, tinta, giz de cera ...

 

3 – Brinquedos que estimulem a imaginação

               Durante o terceiro ano da criança, sua criatividade está em alta, é capaz de imitar com brinquedos os movimentos da mãe fazendo comida, ou do pai trabalhando. Brincar de fingir desenvolve habilidade de linguagem e alfabetização, habilidades de resolução de problemas e sequenciamento de eventos.

               Por exemplo, blocos, comida e louças de brinquedo, ferramentas de brinquedo, casas de boneca, acessórios da vida real, caixas de papelão que se transformam em casas, carros ...

 

4 – Brinquedos para preparação da leitura e raciocínio

               Livros, letras do alfabeto magnéticas e materiais de arte como marcadores, lápis de cor e pinturas a dedo ajudam a criança desenvolver desde cedo as habilidades de escrita e leitura

 

5 – Brinquedos que deixem as crianças mais ativos

               As crianças gostam de fazer todos os tipos de truques físicos, pular, chutar, virar cambalhota, procure por brinquedos que ajudem na prática das habilidades físicas atuais e a desenvolver novas.

               Por exemplo: bolas de diferentes tamanhos, triciclos, bicicletas, conjuntos de boliche, carrinhos para empurrar e puxar, ...

 

6 – Brinquedos que estimulem as brincadeiras entre gerações

               Jogos de tabuleiro, jogos diversos estimulam a linguagem e as habilidades de construção de relacionamento, habilidades de contagem, correspondência e memória, bem como habilidades de escuta e autocontrole, aprendem a seguir regras.

------------------------------------------------------------------------------------

E aí gostou?

Curta, comente e compartilhe esta matéria.

Já sabe, comprar e vender brinquedos novos, seminovos e usados é no Brinquedo Livre!