O instituto de psiquiatria da USP verificou em um estudo que em média 27% das crianças e jovens apresentam sintomas de ansiedade e depressão durante este período de pandemia, dentre 7 mil entrevistados de 5 a 17 anos. O equivalente a 1 em cada 3 crianças.

O estudo acima comprova que brincar pode ser fundamental para auxiliar neste momento. Ter um espaço dedicado aos pequenos, é uma alternativa para distrair a criançada. 

Brincar possibilita às crianças o desenvolvimento saudável, tanto físico como emocional, fortalece também o equilíbrio e a coordenação, desenvolvendo as habilidades socioemocionais que ajudam a lidar com as emoções, como a empatia, o saber dividir e se socializar. Em função do confinamento, do último ano, com a falta de atividades e socialização no futuro, as crianças podem tornar-se adultos desorganizados emocionalmente e com dificuldades de relacionamentos, por isso, é muito importante interagir e dedicar um tempo às brincadeiras que visem mudar este cenário.

Um ambiente lúdico e encantador faz toda a diferença.

Diversas brincadeiras podem ser feitas em casa, com ou sem os pais participarem. Mas, é importante lembrar que este elo com os pais também ajudará no desenvolvimento de emoções saudáveis e a reduzir a ansiedade nos pequenos. Muitos brinquedos também podem ser de grande ajuda neste momento. Uma dica é priorizar aqueles que estimulem o raciocínio das crianças e simulem situações do dia a dia. 

Sabe onde pode encontrar estes brinquedos? Clique aqui e acesse agora o Brinquedo Livre. Seu melhor portal para venda de brinquedos novos e usados.

Gostou da dica? Não se esqueça de curtir, compartilhar e deixar seu comentário aqui embaixo.