Vivemos em uma era digital onde a presença de dispositivos eletrônicos na vida das crianças é uma realidade incontestável. Smartphones, tablets, computadores e televisores estão cada vez mais presentes no dia a dia dos pequeninos.
Estes dispositivos oferecem entretenimento fácil e imediato. No entanto, mais do que nunca, afastar as crianças das telas se faz necessário. Afinal, o uso excessivo desses equipamentos pode trazer diversos impactos negativos para o desenvolvimento infantil, conforme já comprovado pelo ciência e medicina em diversos estudos disponíveis à todos democraticamente no universo online.
Alguns dos principais problemas são de saúde física, dificuldades de concentração e socialização, além de afetar negativamente a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Os brinquedos, nesse contexto, são como aliados indispensáveis para os pais na busca de equilibrar a interação tecnológica com atividades mais saudáveis e construtivas. Brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças. Com a ajuda de brinquedos, elas aprendem a explorar o mundo ao seu redor, desenvolvem habilidades motoras, criam e recriam situações imitando a vida adulta, exercitam a imaginação e aprendem a interagir com os outros. O estímulo da criatividade e da imaginação acontece muito mais fácil com o uso de brinquedos como blocos de construção, bonecos, e materiais artísticos que incentivam as crianças a usar a imaginação, criando cenários e histórias.
Esse tipo de atividade é fundamental para o desenvolvimento do pensamento criativo e da capacidade de resolver problemas. Jogos de tabuleiro e brinquedos que promovem brincadeiras em grupo ajudam as crianças a desenvolver habilidades sociais importantes, como cooperação, comunicação, e resolução de conflitos, que em frente às telas se tornam difíceis de aprender. Muitos brinquedos são projetados para ensinar conceitos básicos de matemática, ciências e linguagem de forma lúdica ajudando a reforçar o aprendizado escolar de maneira divertida e envolvente. Para ajudar os pais a reduzirem o tempo de tela das crianças, além de adotarem brinquedos de forma estratégica é aconselhado que se estabeleçam horários específicos para o uso de dispositivos eletrônicos e cumpra-os rigorosamente. Ao invés de cessar por completo o acesso a esses dispositivos.
Assim é possível criar uma maior conexão familiar, estando os pais mais próximos dos filhos para gerenciar o tempo, o que será assistido e também para brincar junto com as crianças ensinando a imaginar e brincar com os brinquedos ou jogos. Afastar as crianças das telas é um desafio, mas também uma necessidade. Os brinquedos, com seu potencial de estimular o desenvolvimento integral das crianças, são ferramentas valiosas nessa missão e quando em conjunto com a presença de qualidade dos pais se tornam ainda mais interessantes para as crianças.
Com criatividade e dedicação, os pais podem ajudar seus filhos a encontrar um equilíbrio saudável entre o mundo digital e as experiências enriquecedoras proporcionadas pelas brincadeiras.





