Artefatos são responsáveis por colorir as ruas da capital, Belém (PA), durante a procissão do Círio de Nazaré que é celebrada anualmente desde 1793, no segundo domingo de outubro.

Você já ouviu falar dos Brinquedos de Miriti?

No estado do Pará, estes brinquedos são tradicionais. São feitos de forma artesanal, e a confecção dos objetos envolve um conhecimento que é transmitido entre gerações, com cores vibrantes que refletem a diversidade da flora e fauna da Floresta Amazônica.

O registro de origem desses artefatos está perdido no tempo, mas alguns historiadores associam sua comercialização às feiras que acontecem desde o primeiro Círio de Nossa Senhora de Nazaré, ocorrido na capital Belém do Pará, no ano de 1793. Essa é considerada a maior festa católica do Brasil, a procissão atrai milhões de fiéis para as ruas e as águas de Belém do Pará. 

Existe até mesmo um museu, responsável por cuidar da história dessa tradição, o Museu do Círio de Nazaré atua na valorização dos brinquedos e dos seus instrumentos e técnicas tradicionais. A instituição possui um inventário de mais de 740 peças de brinquedos. 

 

Fonte: Brasil de fato

_____________________________________________________________________________________________________

Gostou?

Comenta, curte, compartilhe e continue acompanhando nosso blog.