Brincar é extremamente importante para o desenvolvimento infantil

As crianças podem passar horas brincando e isso sempre bem. Afinal, além de divertido, brincar traz inúmeros benefícios para os pequeninos. 

 

Toda brincadeira é válida

Brincar ao ar livre, praticar o famoso faz de conta, descobrir brinquedos únicos, brincar sozinho ou entre amigos, com ou sem brinquedos... é sempre positivo para o desenvolvimento infantil.

 

Desenvolver e explorar o mundo

É brincando que as crianças se desenvolvem, aprendem a conviver socialmente, se arriscam, conhecem o novo, exploram a criatividade, estimulam habilidades físicas e cognitivas, trabalham a sensibilidade, a comunicação e conhecem o mundo aqui do lado de fora do aconchego da barriga materna.

 

Brinquedos educativos x Brinquedos pedagógicos

Uma prática que tem se tornado cada vez mais comum é que os pais e educadores procurem brinquedos que potencializem os aprendizados que o brincar proporciona. Assim, se busca converter o momento da diversão em uma experiência educativa. Para isso, se tem recorrido à brinquedos educativos e pedagógicos. Mas, afinal, qual a diferença entre eles?

 

Estimular habilidades por meio das brincadeiras

Os brinquedos educativos são aqueles que, com ou sem a mediação de um adulto, permitem aos pequenos explorarem possibilidades, de forma livre e com poucas regras. Via de regra eles estimularão o racioncínio, coordenação motora e noção de cores, sons e formas.

Mas, calma! Não precisa se preocupar em encontrar o brinquedo educativo perfeito. Muitos brinquedos do dia a dia das famílias têm essa função. Como é o caso dos blocos de encaixar, chocalhos, instrumentos musicais, quebra-cabeças, entre outros, que sempre estiveram presentes na educação dos filhos.

 

Reforçar o aprendizado através das brincadeiras

Diferente do brinquedo educativo, o brinquedo pedagógico normalmente pede a mediação de um adulto. Isso porque a principal função deste tipo de brinquedo é reforçar o que a criança aprende em sala de aula. Normalmente são jogos que trazem regras, demandam explicações e orientações para que as crianças possam brincar.

Alguns exemplos de jogos clássicos que são considerados pedagógicos são os jogos de memória, dominó, mateiral dourado, jogos com letras e números, jogos que exijam a realização de cálculos ou estimulem a criança a responder questões.

 

A idade importa também

Como saber qual o brinquedo ideal para seu filho? Primeiro, atente-se à idade da criança e à recomendação dos brinquedos. Escolhendo brinquedos adequados para a faixa etaria do seu filho você garante que a diversão, o desenvolvimento e o aprendizado caminharão juntos. 

 

Gostou? Compartilha aqui com a gente com quais destes brinquedos seus filhos brincam mais?

Todos estes brinquedos e muitos outros você encontra aqui no Brinquedo Livre. E para quem deseja vender brinquedos, o melhor lugar para anunciar também é aqui! Acesse já: www.brinquedolivre.com.br