Ensinar as crianças a andarem de bicicleta não é uma tarefa fácil. Mas, pode ser muito divertido e algumas técnicas podem ajudar a facilitar o processo.
Andar de bicicleta é uma atividade extremamente positiva para as crianças. Estimula a independência, faz bem para a saúde, ajuda a desenvolver a confiança e a autoestima, além de aprimorar a percepção de espaço, senso de equilíbrio e habilidade para lidar com imprevistos. Capacidades estas que uma criança ainda está desenvolvendo.
Para ajudar a tornar o processo mais fácil separamos algumas dicas de técnicas para vocês:
1 - Aposte nas rodinhas. Elas ajudam a criança a perder o medo e criar confiança. Aos poucos os pais podem observar qual lado a criança já possui mais equilíbrio e remover uma por vez.
2 - Uma perna por vez. Essa técnica consiste em orientar a criança que ela deve forçar uma perna de cada vez. E então repita o movimento. Não há com o que se preocupar, pois o ato de pedalar é praticamente intuitivo.
Dica: Existe um modelo de bicicleta no mercado que se chama balance bike. Este modelo não possui pedais sendo excelente para ajudar a desenvolver o equilíbrio das crianças. Indicado para crianças entre 1 ano e 8 meses e 2 anos e meio.
3 - Ao longe em segurança. Busque locais planos, amplos e sem obstáculos. Isso garante a segurança e facilitará pedaladas mais longas, sem nenhum “pezinho” no chão.
4 - Segurança em primeiro lugar, sempre. É melhor que usem calçados fechados e, de preferência, sem cadarços (para não correr o risco de enroscar na corrente). Além disso, a utilização de equipamentos de segurança é indispensável. Capacete apropriado, joelheiras, cotoveleiras e luvas.
5 - Pés no chão. O banco, de início, deve ficar mais baixo. Mesmo sentada, a criança deve conseguir colocar os dois pés no chão.
6 - A criança no comando. Evite direcionar o guidão da criança, deixe que ela entenda que está no comando. Se precisar segurar a bicicleta, segure pelo banco ou pelo quadro.
OBS: Se a criança for novinha (entre 8 meses até 25Kg), o ideal é começar a prática de maneira passiva, como passageiro de carona na sua bicicleta, utilizando uma cadeirinha para bicicleta. Essa é uma excelente forma da criança vivenciar a pedalada, aprender sobre o equilíbrio, trajetos, direção e regras mínimas de trânsito e convivência em sociedade, além de desenvolver na criança o gosto por andar de bicicleta.
Gostou dessas dicas? Comente, compartilhe e deixe seu like.





