Alf o ET, Melocoton, Cuca, Priscila, Fofão e Garibaldo.
Você se lembra destes personagens?
Se você nasceu nas décadas de 80, 90 e começo dos anos 2000, deve conhecer ao menos um ou dois desta lista. E agora vai descobrir que por baixo das máscaras e roupas peludas mais populares da sua infância havia um ator. Quem era?
Nós preparamos uma lista que pode destruir ou iluminar as memórias de sua infância. Confira abaixo e depois comente aqui pra gente se já conhecia algum deles.
1 - Dino
O dinossauro mais famoso da TV, chefe da Família Dinossauros e dono da amada frase Querida cheguei. Dino era uma fantasia, um boneco, manipulado por um assistente. A dublagem ficava por conta de Stuart Pankin e no Brasil ficou a cargo de José Santa Cruz, comediante do programa Zorra.

2 - Vovó Mafalda
Alegria de algumas crianças e pesadelo de outras, a vovó Mafalda na verdade não era nem uma mulher. O verdadeiro nome no crachá que passava pelas catracas do SBT nos anos 90 e dava vida à famosa personagem era Valentino Guzzo (1936 - 1998).

3 - Garibaldo
Quem acha que o Louro José foi o pássaro mais famoso da TV com certeza se esqueceu de Garibaldo. Esse pássaro enorme e azul dividia cena com Sônia Braga e Aracy Balabanian, na versão brasileira de Vila Sésamo. Sim, esse é das antigas. O ator, já falecido, era Laerte Morrone. E para quem acha que o trabalho era fácil ou divertido é bom lembrar que o ator tinha de ficar durante todo o programa com o braço para cima por dentro da fantasia para poder segurar a cabeça do personagem que pesava cerca de 5 quilos.

4 - Fofão
Este também fez a alegria de muitas crianças e assustou muitas outras mais. Hoje em dia ele é conhecido como o Fofão da Carreta Furacão. Mas, o rei da criançada tem idade avançada e já teve até mesmo seu próprio programa infantil. Por baixo da máscara bochechuda estava o ator Orival Pessini.

5 - Alf
O Et mais divertido de todos os tempos escondia um ator húngaro, Michu Meszaros. Michu trabalhava em circo e tinha a estatura ideal para viver o ET que marcou os anos 80 e 90 com sua inteligência e simpatia.

6 - Priscila
Você deve conhecer a Mônica Rossi, o que talvez não sabia é que ela era quem dava voz à personagem Priscila da TV Colosso. O boneco era manipulado por um assistente e posteriormente ganhava a voz de Mônica com dublagens em estúdio.

7 - Melocoton
Talvez para as novas gerações seja difícil imaginar a Eliana fazendo programas infantis e com um assistente de palco rechonchudo e cor de rosa. Mas, o programa da loira era um verdadeiro sucesso entre a criançada nos anos 90 e Melocoton foi muito mais do que um personagem, era o melhor amigo de Eliana no palco e teve uma linha inteira de produtos criados e vendidos com seu nome. Quem dava vida ao Melocoton era Hélio Eduardo Afonso, também conhecido como Pitoco, que infelizmente faleceu em 2009, vítima de uma hemorragia interna.

8 - Cuca
As primeiras versões da Cuca foram interpretadas pelas atrizes Stela Miranda e Catarina Abdalla (a Dona Jô, do Vai que Cola). Já quem deu vida à Cuca mais recente da TV, do Sítio do Picapau Amarelo dos anos 2000, foi Mônica Rossi. Pelo menos à voz dela. A fantasia era vestida e manipulada por uma pessoa da produção e depois a dubladora (Mônica Rossi) entrava na pós-produção.

9 - Barney
Amo você, você me ama, somos uma família feliz.
Se você conseguiu ler sem cantar a música, então você não viveu sua infância ou paternidade nos anos 90 e 2000. Barney era o dinossauro cor de rosa (há quem ache que era roxo), mais amado da TV a nível mundial. Por exatos 10 anos, quem deu vida à Barney foi o ator David Joyner, que até participou de outras produções, mas não fizeram tanto sucesso quanto Barney.

10 - Chiquinho
De volta às manhãs, tardes e finais de semana com a Eliana, você deve se lembrar dele, o Chiquinho. Quem deu vida ao personagem foi o ator Edílson Oliveira da Silva, um produtor de televisão, apresentador e humorista brasileiro. Anos depois que a parceria com a Eliana foi encerrada, ele apareceu como Ed Banana em um programa de mesmo nome, mas infelizmente este não implacou.

Extra - Louro José - Esse não poderia faltar!
O papagaio mais famoso da TV brasileira, companheiro leal de Ana Maria Braga. Louro José fez parte da infância da garotada, apesar de ter sua participação em um programa voltado aos pais. Quem deu vida ao Louro José durante 25 anos foi Tom Veiga que se encarregava da voz e da manipulação do fantoche. Infelizmente Tom faleceu em novembro de 2020 deixando um vazio nas manhãs da rede Globo e dos lares brasileiros.

____________________________________________________________________________________________________________
Gostou do post? Não esqueça de curtir, compartilhar e deixar um comentário por aqui!





