O skate, teve sua origem no início da década de 1950, quando os surfistas queriam surfar mas as ondas eram planas, tiveram então a ideia de transferir a sensação de surfar para as calçadas. Eles chamaram isto de surf de calçada, em razão disto estes caras eram chamados de surfistas do asfalto. Esta prática teve início na California e Havaí.
Os primeiros skates nada mais eram do que tábuas com rodas de patins presas em baixo.

Garoto fazendo um skate na década de 1950, rodas de patins sendo pregadas em uma tábua de caixote de frutas.
Se tornaram tão popular que logo surgiram empresas fabricantes de skate.
Em 1963 mais de 50 milhões de skates foram vendidos.

Roller Derby lançou o primeiro skate oficial em 1959.
Chegada do skate no Brasil.
Durante a década de 60, incentivados pelos anúncios da revista norte americana Surfer, os jovens aderiram ao surfinho, como era chamada a prática na época, referencia clara das manobras nas ondas do mar e no asfalto.
Consolidação no Brasil
A consolidação do skate como atividade esportiva no Brasil ocorreu com o grande campeonato realizado na Quinta da Boa Vista (Rio de Janeiro), em outubro de 1976. Ainda não existiam pistas apropriadas para o esporte, e a competição aconteceu nas ruas.


Cronologia
1960 – Surgimento do Skate no Brasil
1970 – Explosão da prática do skate no Brasil
1972 – Divulgação do skate em revistas voltadas ao público jovem
1974 – Surgimento das primeiras competições no Rio de Janeiro
1976 – Consolidação da atividade como esportiva, campeonato na Quinta de Boa Vista (Rio de Janeiro) e inauguração da primeira pista de skate em nova Iguaçu (Rio de Janeiro)
1977 – Primeira equipe brasileira foi competir em Ocean Beach, nos EUA
1978 – Surgimento de competições em São Paulo, Santa Catarina e Minas Gerais. Foi nesta época que diversas pistas para a prática do esporte foram construídas por todo o país.
Nas décadas seguintes o esporte passou por diversas situações inusitadas, altos e baixos, pistas foram fechadas, outras abertas, proibições da prática em locais públicos.
Nos dias atuais, o skate já se consagrou. Há diversos projetos que incentivam a prática do esporte, diversos campeonatos e principalmente marcas que patrocinam os jovens para que se tornem profissionais.
O skate brasileiro já conquistou respeito e admiração do resto do mundo, tornando-se não só um bem social para as crianças do país, como também uma carreira e oportunidade profissional para a nossa população.
-----------------------------
Gostaram?
Curta, comente e compartilhe esta matéria.
Já sabe, comprar e vender brinquedos novos, seminovos e usados é no Brinquedo Livre!





