As férias chegaram! Motivo de muitos pais ou responsáveis pelas crianças ficarem de cabelos em pé. A rotina com os pequenos dentro de casa fica alterada e é preciso jogo de cintura para não deixar “a peteca cair”. Com energia de sobra, as crianças precisam de atenção redobrada nesse período de férias, além de opções saudáveis e divertidas para tanta disposição.

Uma dica importante é reduzir os estímulos provenientes de telas: TV, computador, celular. As telas fazem com que as crianças queiram estar “confortáveis”, ou seja, em má postura e sem ânimo para outras atividades. Hoje em dia é comum ver que a galerinha mais nova é craque quando o assunto é digital, mas é importante lembrar que em excesso a tecnologia pode ser prejudicial.

O desenvolvimento motor das crianças é algo fácil de ser estimulado através do entretenimento, as brincadeiras de rua de antigamente podem ser resgatadas com facilidades pelos pais e reproduzidas dentro de casa, caso não haja a possibilidade de brincar no ambiente externo. Elas são excelentes para ensinar sobre regras e objetivos, além de criarem conexão entre crianças e adultos. Vale de tudo: bambolê, pega-pega, pular corda, amarelinha e o que mais os pais tiverem em mente. Se brincar no quintal em um parque for uma opção disponível, uma excelente opção é aproveitar a grande diversidade de brincadeiras ao ar livre para obter ainda mais benefícios e tornar as férias divertidamente inesquecíveis.

O contato com o ambiente externo, natural e com a luz solar pode ajudar no desenvolvimento físico, social, emocional e intelectual dos pequenos. Além de ser ótimo para a saúde, garantindo um estoque de vitamina D, entre outras.

Se o tempo fechar, ainda assim tem muito para se fazer dentro de casa. O clima chuvoso é uma boa pedida para algo mais intimista entre os pais e os filhos, como por exemplo: pique esconde dentro de casa, uma sessão de cinema à tarde na sala de estar com pipoca e guloseimas, uma tarde de leitura e contação de histórias, entre outras atividades, até mesmo artesanais, que podem ser desenvolvidas dentro de casa. Depois é possível propor uma roda de conversas sobre o que viram ou até mesmo um concurso de desenhos com o tema do filme.

Outra pedida especial para as férias e ideal para os momentos em que as chuvas de verão costumam estragar a brincadeira ao ar livre, são os jogos de tabuleiro e cartas. Excelentes para ajudar na concentração, raciocínio lógico e desenvolvimento de estratégias nas crianças.

Que tal chamar a criançada para ajudar no almoço de família? Então mão na massa! A cozinha é um ambiente de descobertas e deliciosamente atrativo, busque por receitas práticas e rápidas, que possam cozinhar juntos, que tal?

Aproveitar o momento das férias para criar proximidade, estreitar afinidades e criar memórias incríveis nas crianças e nos pais é o melhor que se pode fazer. As férias são um prato cheio para pais ou responsáveis reafirmarem a união com os filhos e reestabelecer elos que por muitas vezes a tecnologia acaba distanciando. Com os filhos em casa, é necessária uma adaptação do tempo para que as atividades possam ser feitas, mas isso é totalmente possível quando os pais conseguem criar um planejamento prévio e um cronograma para ser seguido durante este período. Assim já sabem qual será sua rede de apoio para os períodos em que estiverem ausentes, ou conseguem coincidir este período com as férias do trabalho podendo aproveitar ao máximo todo o tempo em família.

E então, quais os seus planos e de sua família para estas férias? Comente conosco e aproveite para acessar o brinquedolivre.com.br para comprar aquele presente especial de Natal.