A black Friday está chegando e com ela o início das compras para o Natal.

   

Para que as compras sejam boas e o Natal celebrado com alegria e diversão, é importante tomarmos alguns cuidados na hora das compras, principalmente de brinquedos.

   

 

   

- Compre somente brinquedos que contenham o selo do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia)

   

Todos os brinquedos comercializados no Brasil, nacionais ou importados, têm que ter o selo do Inmetro e junto com ele o logotipo do organismo que faz a certificação do brinquedo.

   

A presença desse selo significa que o produto passou por vários ensaios em laboratórios. São analisados itens de segurança como impacto e queda (bordas cortantes e pontas agudas); mordida (partes pequenas que podem ser levadas à boca); toxicidade (metais e substâncias nocivas à saúde); inflamabilidade (risco de combustão em contato com o fogo); e ruído (níveis acima dos limites estabelecidos pela legislação).

   

- Selecione o brinquedo considerando a idade da criança.

   

É importante observar a indicação da faixa etária na embalagem. Esta indicação é avaliada de acordo com o desenvolvimento motor, cognitivo e comportamental da criança.

   

Ex: brinquedos com peças que se soltam não são indicados para crianças que se encontram em idade de levar as coisas até a boca.

   

 

   

- Instruções de uso, manuais e informações.

   

Leia com atenção todas as informações de uso e cuidados presentes na embalagem.

   

Toda embalagem deve conter informações sobre o conteúdo, instruções de uso, de montagem e eventuais riscos associados à criança, além do CNPJ e do endereço do fabricante. As informações obrigatórias na embalagem demonstram a responsabilidade do fabricante ou importador.

 

- Filhos em idades diferentes

   

Caso você tenha filhos em idades diferentes redobre a atenção para que os menores, em especial aqueles até 3 anos, não tenham acesso aos brinquedos dos mais velhos. Alguns brinquedos podem conter partes cortantes ou muito pequenas que se soltem.

   

 

   

- Embalagens e sacos plásticos

   

Retire a embalagem dos brinquedos antes de entregá-los as crianças, a fim de prevenir acidentes como grampos e similares, ou até sufocamento.

   

 

   

- Nota Fiscal

   

Exigir a nota fiscal, não só para brinquedos, mas para qualquer produto. Com a NF em caso de problemas é possível exigir a troca do brinquedo ou alguma ação específica.

   

É de extrema importância relatar ao inmetro qualquer acidente ocorrido em produtos que contenham o selo do inmetro e foram comprados com nota fiscal.

   

 

   

Siga as recomendações, faça as compras com segurança e divirta-se com a garotada.

   

 

   

-----------------------------------------------------------------------------------

   

E aí gostou?

   

Curta, comente e compartilhe esta matéria.

   

Já sabe, comprar e vender brinquedos novos, seminovos e usados e no Brinquedo Livre!