Sabe aquele quarto superbagunçado e cheio de brinquedos espalhados? Isso tem solução!
1. Planejar o local
Estantes e armações serão úteis para conter potes transparentes ou decorados tornando fácil a localização pela criança. Para os menores, o acesso baixo é excelente e, ao contrário do que muitos pais pensam, ajuda a manter a ordem, pois não facilita apenas para pegar o brinquedo como também para o guardar.
2. Um de cada vez
O ideal é ensinar a criança desde seus primeiros bonecos a brincar com um brinquedo por vez e guardar antes de pegar outro. Quando isso for feito constantemente, o hábito se instalará.
3. Rodízio
É importante que a criança entenda que o espaço é limitado e que ela pode doar um brinquedo quando ganhar um novo. Isso a ajudará a entender muitas coisas como a não acumular, a ser solidária e a manter a organização no espaço cabível.
4. Faxina
Os brinquedos precisam ser limpos também, pois acumulam poeira e as bactérias e fungos podem se instalar e atrapalhar na saúde da família. Brinquedos de plástico podem ser lavados com detergente e esponja macia e secados ao ar livre. Alguns brinquedos se tornam perigosos e é melhor que a criança entenda que ele deve ser jogado fora para evitar acidentes. Depois de limpos os brinquedos que estão bons podem ser guardados e organizados pelas crianças juntamente com seus pais. Eles vão entender que tudo isso dá trabalho e que manter o quarto organizado e limpo é agradável e satisfatório.
Com paciência e sabedoria os pais podem ajudar as crianças a entenderem a dinâmica da organização e do cuidado com os brinquedos. Quando as crianças participam da organização e da limpeza elas dão muito mais valor ao que possuem e incentivam seus amigos a fazerem o mesmo.
Fonte: familia.com.br
O que acharam dessa dica? Conte para nós como é a dinâmica de organização dos brinquedos com seus filhos, sobrinhos, netos ou bisnetos.
Curta, comente e compartilhe essa matéria!





